Introdução ao Cristianismo

crossINTRODUÇÃO AO CRISTIANISMO

“Apega-te à instrução e não a largues; guarda-a, porque ela é a tua vida”. (Provérbios 4:13)

A instrução celestial é a nossa vida. Jesus deixou isso claro quando foi tentado no deserto: “Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus” (Mt 4:4). O pão celestial é mais importante do que nosso café da manhã, almoço ou jantar. É melhor morrer de fome do que morrer sem o pão da vida. O primeiro é necessário para a vida biológica, mas o segundo é necessário para evitar a condenação eterna. É por isso que “quem rejeita o conhecimento menospreza a sua alma” (Pv 15:32). O propósito desta série é servir de introdução às doutrinas fundamentais do Cristianismo para aqueles que, tendo sido convencidos pelo Espírito Santo da importância do conhecimento da Palavra de Deus para suas vidas, estão começando a dar os primeiros passos na jornada do Evangelho. Todos as partes desta série serão baseados no Catecismo de Heidelberg.

O QUE É O CATECISMO DE HEIDELBERG?

A palavra catecismo tem origem na língua grega e variações desta palavra aparecem na Bíblia. O Novo Testamento foi escrito em grego, pois era a língua na região do mundo em que o Cristianismo inicialmente se espalhou. É por isso que tantas palavras relacionadas a fé cristã tem origem no grego. É dito no inicio do Evangelho de S. Lucas: “Pareceu-me bem, ó excelentíssimo Teófilo, escrever-te uma narração em ordem para que conheças plenamente a verdade das coisas em que foste instruído”. (Lc 1:4) A palavra traduzida aqui como “instruído” é κατήχηθης (katechethes) no texto original em grego, que é de onde temos a palavra “catequizado” no português. Catecismo, então, significa “instrução” ou “ensinamento”.

Protestantes têm produzido documentos chamados de Catecismos desde o inicio da Reforma Protestante no século XVI. O propósito destes Catecismos nunca foi o de substituir o complementar a Bíblia como única regra de fé e prática, mas de servir de resumo dos ensinamentos mais importantes das Escrituras. O Catecismo de Heidelberg tem sido um dos mais importantes em toda a história do Cristianismo. Foi publicado pela primeira vez em 1563 e desde então tem sido usado por igrejas ao redor de todo o mundo. É dividido em 129 perguntas e respostas que resumem o que todo cristão deve crer e como deve viver. As perguntas e respostas dividem-se em três partes – Nossos Pecados e Miséria (P. 1-11), Nossa Salvação (P. 11- 85) e Nossa Gratidão (P. 86- 129).

Cada parte desta série começa com uma pergunta e resposta do Catecismo de Heidelberg e, em seguida, há um comentário do assunto. Cada resposta contem referências bíblicas que tratam do assunto da resposta. Para um melhor aproveitamento, é altamente recomendável que se leia todas as referências bíblicas indicadas em cada resposta. Cada parte será postada, no mínimo, uma vez por semana.

I – O Único Conforto

5 opiniões sobre “Introdução ao Cristianismo”

  1. Paz do Senhor,
    Muito bom site que Deus os Abençoea!

  2. Graça e paz do Senhor Jesus,
    Site edificante..

  3. Great Article! Catechism is SO vitally important in teaching the Faith and seeing it grow.

  4. JOSE CARLOS PACHECO BARBOSA disse:

    irmão maravilha , DEUS te abençoe.Preciso de suas orações para mim e família , somos canal de BENÇÃO , USA-NOS SENHOR

  5. Paz e Graça ,minha primeira visita ao site, muito edificante que Deus abençoe sua vida .

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s