Sobre o Blog

Somos cristãos, protestantes e reformados. Nosso objetivo é disponibilizar material teológico de qualidade para a edificação da Igreja de Deus no Brasil.

Reconhecemos a Bíblia Sagrada como autoridade suprema, inerrante e infalível sobre todas as coisas. Os documentos confessionais listados aqui resumem aquilo que cremos e ensinamos. Não são substitutos nem complementos das Sagradas Escrituras, mas são um resumo daquilo que acreditamos que a Bíblia diz. São frutos de mais de dois mil anos de reflexão na história do Cristianismo, tendo como objetivo de proclamar a Palavra de Deus com uma clareza cada vez maior e mais necessária diante dos tantos desvios que foram surgindo nas mais variadas épocas e circunstancias.

CREDOS ANTIGOS

Cremos de todo coração nas verdades expostas nos Credos da Igreja Antiga – os Credos Ecumênicos. O primeiro do qual há conhecimento histórico é o Credo Apostólico. Surgiu da necessidade de resumir os principais pontos da fé cristã para aqueles que desejavam se filiar a Igreja. O segundo de grande importância foi o Credo Niceno. Fruto do grandioso Concílio de Niceia, foi formulado pra explicar com clareza as verdades bíblicas da Santíssima Trindade e da plena Divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo. Posteriormente houve também o Credo Atanasiano que trata essencialmente do mesmo assunto. Além destes, reconhecemos também as verdades contidas no Credo da Calcedônia sobre as duas naturezas de Cristo – verdadeiro homem e verdadeiro Deus.

Credo Apostólico
Credo Niceno
Credo Atanasiano
Credo da Calcedônia

CONFISSÕES E CATECISMOS REFORMADOS

Como herdeiros da gloriosa Reforma Protestante do século XVI, acreditamos que “o Cristianismo encontra sua expressão mais consistente na fé reformada” (Cornelius Van Til). Em concordância com os reformadores protestantes depositamos nossa inteira confiança nas Escrituras somente como único fundamento confiável para fazer repousar nossa fé. Reconhecemos que o valor de todo pensamento, tradição, filosofia ou costume depende de estar em conformidade com as Sagradas Escrituras. Proclamamos a graça de Deus somente como a única causa eficaz de nossa salvação, de nossa segurança eterna ou de qualquer bem que possamos ter na vida ou na morte. Confessamos que somente os méritos da morte expiatória de Jesus Cristo imputada sobre nós é a base única do amor e misericórdia de Deus por nós. Rejeitamos com veemência a noção de que nossa própria justiça possa de alguma maneira servir de base para qualquer favor que Deus possa ter por nós. Sabemos que em nós mesmos “não habita bem algum” (Rom 7.18), mas que toda nossa salvação precisa ser recebida em Cristo por meio da fé somente. Estamos convictos também de que nossas vidas não devem ser vividas para nós mesmos ou pra qualquer outra criatura, mas que todos nossos atos, pensamentos e intenções devem estar a todo instante a serviço da glória de Deus somente. Como resumo de nossas convicções protestantes, listamos aqui os mais importantes documentos confessionais do protestantismo reformado:

Confissão Belga
Catecismo de Heidelberg
Cânones de Dort
Confissão de Westminster
Catecismo Maior de Westminster
Breve Catecismo de Westminster
Segunda Confissão Helvética
Confissão de Guanabara

DOCUMENTOS CONTEMPORÂNEOS

Zelamos “pela fé que de uma vez para sempre foi entregue aos santos” (Jd 1.3) porque estamos convictos que religião cristã não é de maneira alguma antiquada ou ultrapassada, mas é a revelação da “verdade do Senhor” que “dura para sempre”. (Sl 117.2) Nas palavras do teólogo e pastor João Calvino: “Deus não somente protege e defende o Reino de Cristo, mas também estende seus limites em todas as direções, e então preserva e transmite-o adiante em progresso ininterrupto até a eternidade… Não devemos julgar sua estabilidade a partir da presente aparência das coisas, mas a partir da promessa, que nos assegura de sua continuidade e de seu crescimento constante”. Convictos disto, rechaçamos aqueles que proclamam um destino sempre sombrio para a Igreja e o Cristianismo entre as nações. Reconhecemos a realidade presente do Reino de Jesus Cristo, pela qual “a terra se encherá do conhecimento da glória do Senhor, como as águas cobrem o mar” (Hab 2.14) e “todos os limites da terra se lembrarão e se converterão ao Senhor, e diante dele adorarão todas as famílias das nações”. (Sl 22.27). Negamos que o Cristianismo deva servir somente como mais uma entre tantas outras influencias suaves, dentro de uma cultura ou mundo pluralista. Acreditamos que a Igreja deve atuar como arauto do Reino de Deus, como sal e luz da sociedade, radicalmente alterando a direção, sabor e percepção do seguimento não cristão da sociedade, tanto de indivíduos quanto como das nações como um todo, em obediência a ordem expressa de Nosso Salvador: “Ide, ensinai todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado”. (Mt 28.19-20) Em obediência a Grande Comissão, declaramos que todo cristão precisa se posicionar de maneira bíblica, clara e corajosa contra todo pecado e iniquidade em todas as esferas da atividade humana, dentre as quais estão a igreja, a família, o governo civil, a economia, os negócios, as ocupações, os relacionamentos amorosos, a educação, a ciência, a arte e tantas outras coisas. Como resumo destas coisas, reconhecemos as verdades bíblicas contidas nos seguintes documentos:

Artigos Sobre o Reino de Deus
Artigos Sobre a Família
Artigos Sobre o Governo
Artigos Sobre a Ajuda aos Desamparados

Anúncios

19 opiniões sobre “Sobre o Blog”

  1. Prezados,

    Parabenizo pela manutenção e desenvolvimento desta página. Gostaria de saber informação a respeito da equipe encarregada.

    Grato.

    • Frank Brito. disse:

      Olá, irmão. Obrigado pelo apoio. Acho que você me add no facebook hoje, não é? =)

      Estudo teologia no North American Reformed Seminary (http://www.tnars.net/) e trabalho traduzindo scripts de filmes.

      Estou como o blog no ar há muito pouco tempo, há cerca de um mês, e ainda há muito para ser organizado. A ideia é trabalhar mais com traduções e, ocasionalmente, textos pessoais. A prioridade será traduzir textos dos antigos reformadores, de Cornelius Van Til e de reconstrucionistas modernos que ainda não existem em português. Há pessoas que começaram a traduzir comigo, mas ainda estou aguardando as traduções e vendo quem vai ficar oficialmente no projeto. Neste caso teremos mais administradores aqui.

      Um forte abraço!

      • Olá Frank, gostei demais de seu site e artigos. Tenho uma revista especializada em Escatologia bíblica (preterista parcial/pós-milenista) com dezenas de artigos sobre o assunto devidamente ilustrada. Gostaria de pedir permissão para poder publicar seus artigos. A revista é disponibilizada gratuitamente. Publicamos livros e revistas e-book em pdf´s. O nome da revista é Revista Cristã Última Chamada. O endereço é http://www.revistacrista.org
        Se quiser ser um colaborador da revista em futuros lançamentos estou em aberto para conversarmos sobre o assunto.
        Veja também os futuros lançamentos neste link: http://www.revistacrista.org/literatura.htm
        Abraços e aguardo contato

        Cesar Francisco Raymundo
        Editor Revista Cristã Última Chamada
        http://www.revistacrista.org
        E-mail: ultimachamada@bol.com.br

      • Frank Brito. disse:

        Olá, César, sinta-se a vontade para publicar meus artigos lá e podemos conversar sim. Se quiser, pode entrar falar comigo por e-mail também: fbrito1986@gmail.com

  2. Josué Corrêa disse:

    Parabéns irmão Frank, pelo site, gostaria que colocasse mais materiais, parabenizo sua iniciativa e Deus continue te abençoando!!!

  3. Parabenizo a equipe do blog pelo trabalho, somente agora obtive conhecimento deste, infelizmente. Gosto especialmente do Greg Bahnsen e Gordon Clark, se puderem traduzir algo deles, ficaria profundamente agradecido. Deus abençõe…

  4. Paz e Graça… gostei bastante do blog, e se me permite dar uma sugestão p’ra tradução tbm (risos), Rousas John Rushdoony é perfeito. Gostaria de conversar com vc sobre o seminário, como colocarei meu e-mail no coments, vc poderia (se não for encomodar) entrar em contato p’ra conversarmos? Fica na Paz do Nosso Senhor Jesus Cristo… Abraços!

  5. Daniel Coelho disse:

    Parabéns pelo trabalho com blog! Que Deus o abençoe e dê condições para manter o ritmo! Abraço!

  6. Frank, sabe de alguma denominação ou presbiteriro inteiramente teonomista/dominionista/reconstrucionista? já pensou, com a ajuda de outras pessoas, em formar uma denominação assim? isso é um convite!?!

    #indiretadobem

  7. Gostaria de saber o que significa o símbolo do blog: o “P” com a coroa e a cruz (x!?) cruzando o “P”.

  8. Olá Frank! Muito interessante o seu blog! Gostaria de saber se posso reproduzir os artigos em meu blog.

  9. Frank, esse blog tem sido muito útil para mim, você escreve de forma bem didática, de tal modo que alguém que não tem muita bagagem teológica pode entender, sem perder a profundidade no assunto em questão, obrigado por manter o blog. Mas por curiosidade, lembro que no cabeçalho do blog tinha o Chi-Ro, por que não tem mais?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s