noah wineFAMÍLIA E NUDEZ
Por Frank Brito

“E os filhos de Noé, que da arca saíram, foram Sem, Cão e Jafé; e Cão é o pai de Canaã. Estes três foram os filhos de Noé; e destes se povoou toda a terra. E começou Noé a ser lavrador da terra, e plantou uma vinha. E bebeu do vinho, e embebedou-se; e descobriu-se no meio de sua tenda. E viu Cão, o pai de Canaã, a nudez do seu pai, e fê-lo saber a ambos seus irmãos no lado de fora. Então tomaram Sem e Jafé uma capa, e puseram-na sobre ambos os seus ombros, e indo virados para trás, cobriram a nudez do seu pai, e os seus rostos estavam virados, de maneira que não viram a nudez do seu pai. E despertou Noé do seu vinho, e soube o que seu filho menor lhe fizera. E disse: Maldito seja Canaã; servo dos servos seja aos seus irmãos. E disse: Bendito seja o SENHOR Deus de Sem; e seja-lhe Canaã por servo. Alargue Deus a Jafé, e habite nas tendas de Sem; e seja-lhe Canaã por servo”. (Gênesis 9:18-27)

A Bíblia deixa claro que é pecado ver nossos parentes nus. Esta lei é sistematicamente quebrada por muitas famílias brasileiras, incluindo muitas famílias cristãs. A descendência de Cão foi amaldiçoada porque “viu Cão, o pai de Canaã, a nudez do seu pai” (v. 22). Por outro lado, seus irmãos “tomaram… uma capa, e puseram-na sobre ambos os seus ombros, e indo virados para trás, cobriram a nudez do seu pai, e os seus rostos estavam virados, de maneira que não viram a nudez do seu pai” (v. 23). Gênesis 10 nos informa sobre povos que vieram da descendência de Cão:

Gênesis 10:6-20
(6) E os filhos de Cão são: Cuxe, Mizraim, Pute e Canaã.
(7) E os filhos de Cuxe são: Sebá, Havilá, Sabtá, Raamá e Sabtecá; e os filhos de Raamá: Sebá e Dedã.
(8) E Cuxe gerou a Ninrode; este começou a ser poderoso na terra.
(9) E este foi poderoso caçador diante da face do SENHOR; por isso se diz: Como Ninrode, poderoso caçador diante do SENHOR.
(10) E o princípio do seu reino foi Babel, Ereque, Acade e Calné, na terra de Sinar.
(11) Desta mesma terra saiu à Assíria e edificou a Nínive, Reobote-Ir, Calá,
(12) E Resen, entre Nínive e Calá (esta é a grande cidade).
(13) E Mizraim gerou a Ludim, a Anamim, a Leabim, a Naftuim,
(14) A Patrusim e a Casluim (donde saíram os filisteus) e a Caftorim.
(15) E Canaã gerou a Sidom, seu primogênito, e a Hete;
(16) E ao jebuseu, ao amorreu, ao girgaseu,
(17) E ao heveu, ao arqueu, ao sineu,
(18) E ao arvadeu, ao zemareu, e ao hamateu, e depois se espalharam as famílias dos cananeus.
(19) E foi o termo dos cananeus desde Sidom, indo para Gerar, até Gaza; indo para Sodoma e Gomorra, Admá e Zeboim, até Lasa.
(20) Estes são os filhos de Cão segundo as suas famílias, segundo as suas línguas, em suas terras, em suas nações.

A descendência que foi amaldiçoada foi especificamente a descendência de Canaã: “Sidom, seu primogênito, e a Hete [pai dos heteus]; e ao jebuseu, ao amorreu, ao girgaseu, e ao heveu, ao arqueu, ao sineu, ao arvadeu, ao zemareu, e ao hamateu” (v. 15-18). Foram estas nações que Deus mandou os hebreus destruir da terra prometida:

“Quando o SENHOR teu Deus te houver introduzido na terra, à qual vais para a possuir, e tiver lançado fora muitas nações de diante de ti, os heteus, e os girgaseus, e os amorreus, e os cananeus, e os perizeus, e os heveus, e os jebuseus, sete nações mais numerosas e mais poderosas do que tu”. (Deuteronômio 7:1)

Em Levítico, Deus explica porque ele estava destruindo estas nações:

“Nenhum homem se chegará a qualquer parenta da sua carne, para descobrir a sua nudez. Eu sou o SENHOR. Não descobrirás a nudez de teu pai e de tua mãe: ela é tua mãe; não descobrirás a sua nudez. Não descobrirás a nudez da mulher de teu pai; é nudez de teu pai. A nudez da tua irmã, filha de teu pai, ou filha de tua mãe, nascida em casa, ou fora de casa, a sua nudez não descobrirás. A nudez da filha do teu filho, ou da filha de tua filha, a sua nudez não descobrirás; porque é tua nudez. A nudez da filha da mulher de teu pai, gerada de teu pai (ela é tua irmã), a sua nudez não descobrirás. A nudez da irmã de teu pai não descobrirás; ela é parenta de teu pai. A nudez da irmã de tua mãe não descobrirás; pois ela é parenta de tua mãe. A nudez do irmão de teu pai não descobrirás; não te chegarás à sua mulher; ela é tua tia. A nudez de tua nora não descobrirás: ela é mulher de teu filho; não descobrirás a sua nudez. A nudez da mulher de teu irmão não descobrirás; é a nudez de teu irmão. A nudez de uma mulher e de sua filha não descobrirás; não tomarás a filha de seu filho, nem a filha de sua filha, para descobrir a sua nudez; parentas são; maldade é… Com nenhuma destas coisas vos contamineis; porque com todas estas coisas se contaminaram as nações que eu expulso de diante de vós. Por isso a terra está contaminada; e eu visito a sua iniquidade, e a terra vomita os seus moradores. Porém vós guardareis os meus estatutos e os meus juízos, e nenhuma destas abominações fareis, nem o natural, nem o estrangeiro que peregrina entre vós; Porque todas estas abominações fizeram os homens desta terra, que nela estavam antes de vós; e a terra foi contaminada. Para que a terra não vos vomite, havendo-a contaminado, como vomitou a nação que nela estava antes de vós. Porém, qualquer que fizer alguma destas abominações, sim, aqueles que as fizerem serão extirpados do seu povo. Portanto guardareis o meu mandamento, não fazendo nenhuma das práticas abomináveis que se fizeram antes de vós, e não vos contamineis com elas. Eu sou o SENHOR vosso Deus”. (Levítico 18:6-17,24-30)

Os pecados que são listados aqui pertencem à mesma categoria de pecado que Cão tinha cometido. “Viu Cão, o pai de Canaã, a nudez do seu pai” (v. 22). Em Levítico 18, Deus explica que seus descendentes deram continuidade ao mesmo, entre muitos outros, e era por isso que seriam destruídos. O texto é claro e o exemplo de Cão mostra a seriedade com que Deus trata a questão.

Quantas famílias brasileiras, inclusive famílias cristãs, não tratam isso como insignificante e se trocam na frente de seus familiares?

Anúncios