Introdução à Lei de Deus

mosesUma das grandes tragédias do mundo contemporâneo é a ignorância e, em muitos casos, completa rejeição da Lei de Deus. Infelizmente, este não é o caso somente dos pagãos que odeiam o Cristianismo, mas é a situação de muitos dos maiores líderes da Igreja. As palavras do profeta Oséias parecem ter sido ditas diretamente para nossa geração:

“O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da Lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos”. (Oséias 4.6)

Este é um texto bastante conhecido. Mas poucos são os que compreendem a real essência do que ele diz. A vasta maioria dos cristãos modernos encaram a Lei de Deus conforme revelada por Moisés como ultrapassada, irrelevante e até contrária ao mandamento de amor. Mas é exatamente a rejeição da Lei de Deus conforme revelada no Antigo Testamento que o profeta Oséias identifica como a causa da ruína e destruição do povo. A vasta maioria dos cristãos modernos são ignorantes quanto ao conteúdo da Lei de Deus conforme revelada por meio de Moisés. Desconhecem os detalhes dos mandamentos de Deus e acreditam que isso é opcional e, em última instância, desnecessário. Acreditam que os mandamentos do Antigo Testamento nada tem a ver conosco. Quantos em nossa geração lembram de cada um dos dez mandamentos? Quantos compreendem de que maneira os dez mandamentos se relacionam com o restante da Lei? Quantos compreendem a relação entre a Lei e o amor? Quantos são capazes de aplicar os mandamentos da Lei em sua vida pessoal e em sua análise da sociedade como um todo? Quantos sequer acreditam que o cristão tenha essa obrigação? Se levarmos a sério as palavras de Oséias, entenderemos que esta é a causa das coisas estarem da maneira que estão.

Este é um estudo introdutório para aqueles que desejam começar a desenvolver uma compreensão sólida da Lei do Senhor. O propósito aqui não é analisar detalhes específicos sobre a aplicação da Lei. Há diversas postagens neste blog com este objetivo. O objetivo aqui é antes apresentar princípios gerais sobre a natureza e estrutura lógica da Lei de Deus, de forma que os iniciantes no assunto passem a ter bases sólidas para começar a entender e se aprofundar nos mandamentos específicos da Lei.

I. Sal da Terra e Luz do Mundo
II. A Necessidade de Meditar na Lei
III. O Fundamento da Lei
IV. As Sombras da Lei
V. Substituindo a Lei de Deus por Tradições Humanas
VI. De Sião Sairá a Lei
VII. Justificado pela Graça Somente

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s